Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lychnophora pinaster Mart. NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-03-2012

Criterio:

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado deMinas Gerais, com EOO de 28.270 km² e AOO de 168 km², em mais de 10 locais emsituação de ameaça. Habita os campos rupestres do Cerrado, e mesmo sendoencontrada em quatro unidades de conservação (SNUC), está sob a pressão da mineração,a expansão urbana, o turismo, a agricultura, a criação de gado e as queimadas.Sugerimos estudos populacionais e uma futura revisão da categoria indicada.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lychnophora pinaster Mart.;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Lychnophora trichocarpha ;
  • > Lychnophora affinis ;
  • > Vernonia pinaster ;
  • > Vernonia trichocarpha ;
  • > Piptocoma lychnophorioides ;
  • > Lychnophora brunioides var. affinis ;
  • > Lychnophora brunioides var. pinifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie semelhante a L. ericoides Mart., sendo caracterizada pelas folhas com superfície adaxial bulada e rugosa e superfície abaxial coberta por indumento tomentoso e curto, com nervuras secundárias proeminentes (Semir et al., 2011; Loeuille, 2011).

Potêncial valor econômico

Apresenta atividade anti-inflamatória, antinoceptiva, tripanocida, inibitória da xantina oxidase e moluscicida em comparação a Biomphalaria glabrata Say, 1818 (Semir et al., 2011).

Distribuição

Ocorre em Minas Gerais (Semir et al., 2011; Loeuille, 2010; 2011).

Ecologia

Arbustos a subarbustos perenes, rupícola, presente em áreas de campo rupestre e canga. Fértil durante o ano todo e polinizada por insetos (Borges, com. pessoal).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Na região central do Espinhaço, foram identificadas como principais ameaças: a mineração, a expansão urbana, o turismo descontrolado, a criação de gado e as queimadas (Vasconcelos et al., 2008).

1.3.1 Mining
Detalhes Na região do Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais são observadas as seguintes ameaças em consequência da atividade mineradora: a extração do minério de ferro - cava - atinge diretamente os ecossistemas de Campo Ferruginoso, protegidos por legislação federal e estadual por serem de ocorrência restrita às cristas serranas, classificadas como Área de Preservação Permanente; e a mineração, incluindo a disposição de estéril e rejeitos, atinge ecossistemas da Mata Atlântica como as Florestas Estacionais Semideciduais e as Florestas Pluviais Ripárias (Santos, 2010).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Vulnerável" (VU) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na RPPN Santuário do Caraça, Catas Altas; P.E. Itacolomi, Ouro Preto; P.E. Rola Moça, Belo Horizonte; e PARNA Serra do Cipó, Santana do Riacho; todas as unidades de conservação (SNUC) estão em Minas Gerais (CNCFlora, 2011).

Referências

- SEMIR, J.; MONGE, M.; REZENDE, A.R.; LOPES, N.P. As Arnicas Endêmicas das Serras do Brasil - uma visão sobre a biologia e a química das espécies de Lychnophora (Asteraceae). Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2011.

- VASCONCELOS, M.F.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação., Megadiversidade, n.1-2, p.221-241, 2008.

- LOUEILLE, B. Lychnophora pinaster in Lychnophora (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB025236>.

- LOUEILLE, B.F.P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

- SANTOS, L.M. Restauração de campos ferruginosos mediante resgaste de flora e uso de topsoil no quadrilátero ferrífero, Minas Gerais. Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Lychnophora pinaster in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lychnophora pinaster>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/03/2012 - 14:55:06